Acupuntura
A Acupuntura Veterinária é um procedimento complementar de auxílio ao tratamento de doenças, similar a acupuntura tradicional, realizado com uso de agulhas finas, que tem como objetivo acessar pontos específicos preestabelecidos para diminuir a dor e promover estímulo para os movimentos e sensação de bem-estar.
Devido à ausência de contraindicação e de efeitos colaterais, esta especialidade é bem conhecida na medicina veterinária em tratamentos musculoesqueléticos, como hérnias e doenças articulares crônicas, mas também pode auxiliar em problemas dermatológicos, gastrointestinais e até mesmo de ansiedade e comportamentos compulsivos.
Benefícios da Acupuntura Veterinária
A Acupuntura Veterinária é predominantemente utilizada como tratamento complementar de outras especialidades nas seguintes situações:
- Alívio de dores;
- Estimulação do sistema imunológico;
- Melhora do fluxo sanguíneo;
- Recuperação motora;
- Relaxamento;
- Paralisia e paresia dos membros posteriores;
- Afecções motoras dos membros anteriores;
- Indução de respostas nervosas autônomas;
- Analgesia;
- Reabilitação pós-operatória;
- Patologias de pele;
- Patologias do trato gastrointestinal;
- Afecções musculoesqueléticas degenerativas ou senis (displasia coxofemoral, artrites, hérnias de disco, artrose e outros);
- Afecções de coluna vertebral;
- Síndromes de má-absorção;
- Síndrome de insuficiência renal;
- Distúrbios psicológicos (depressão, ansiedade e hiperatividade);
- Estimulação durante o trabalho de parto;
- Enfermidades respiratórias crônicas.
Além disso, a acupuntura é geralmente indolor sendo comum que os pacientes adormeçam durante as sessões.
História
A Acupuntura Veterinária provavelmente é quase tão antiga como a acupuntura humana. O primeiro acupunturista que foi registrado na história se chamava Sun Yong. Ele viveu nos anos 480 a.C e é considerado como o pai da profissão veterinária na China. Nesse tempo, a acupuntura era usada pelos veterinários para tratar cavalos, vacas, cervos e aves desde a Dinastia Chow (1046 a.C – 256 a.C).
Na Medicina Veterinária foram selecionados 112 pontos possíveis de ser usados em pequenos animais. Cada um dos pontos de acupuntura tem uma ou várias funções ao ser estimulado e ao se combinar com outros pontos, produzem resultados de acordo com os objetivos do tratamento proposto.
No Brasil, a acupuntura chegou no final do século passado, mas suas primeiras aplicações reconhecidas foram na década de 50, pelo fisioterapeuta Frederico Spaeth. Em 1961 foi fundado o Instituto Brasileiro de Acupuntura (IBRA) e em 2014 a Acupuntura Veterinária foi reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) como alternativa para auxiliar nos tratamentos médicos animais.