Castração
A castração é um processo cirúrgico e uma maneira ética e eficaz para o controle dos pets que são abandonados e principalmente de garantir a prevenção de doenças.
Infelizmente ainda nos deparamos com a falta de informação de alguns tutores sobre os benefícios da castração, ou mesmo com a utilização dos medicamentos injetáveis, as chamadas “vacinas anticoncepcionais” ou comprimidos “anti-cio” à base de hormônios para evitar que as fêmeas entrem no cio.
Problemas que o uso dos anticoncepcionais veterinários pode causar:
- Piometra: infecção bacteriana uterina que ocorre no período do cio pode acarretar a morte da fêmea.
- Diabete: deficiência hormonal que pode causar catarata, dor no andar e diversas outras complicações.
- Tumores mamários
- Hiperplasia mamária: aumento excessivo das mamas nas gatas. Pode trazer diversas complicações a saúde.
- Alteração na produção de hormônios que pode levar à Sindrome de Cushing (funcionamento anormal das glândulas adrenais).
- Risco de morte do pet
8 motivos para castração de seus pets
- Nas fêmeas, a castração diminui o risco de câncer de mama. E quanto mais cedo, melhor: 99% das cadelas castradas antes do primeiro cio não desenvolvem a doença. Nas gatas a castração reduz as chances de câncer de mama entre 40% a 60%.
- As fêmeas não ficam mais vulneráveis a infecções uterinas graves, como a piometra, uma vez que o seu aparelho reprodutor é removido durante o procedimento.
- As fêmeas não entram mais no cio, poupando os tutores de lidar com o sangramento e com possíveis cães de rua importunando no portão.
- Em machos, a castração reduz a frustração sexual e a necessidade de sair em busca de “namoradas”. Ao mesmo tempo, isso diminui o risco de fugas, atropelamentos e brigas com outros machos.
- Com a castração dos machos, reduz-se em grande escala os problemas de próstata e evita-se o câncer de testículo, que pode ser fatal.
- Cães e gatos machos sentem menos necessidade de marcar o seu território com urina.
- Seu pet também pode ficar mais dócil, facilitando a interação e reduzindo situações problemáticas – especialmente entre os que tinham comportamento agressivo antes.
- Uma vez que seu filhotinho de quatro patas está castrado, consulte seu veterinário sobre a quantidade de comida que você deve oferecer, pois em geral os animais castrados consomem menos calorias.
É bom ressaltar que a castração não faz os animais engordarem, o que acontece em alguns casos é a redução de atividade física, pois o animal fica mais calmo e isso sim pode levá-lo a ganhar peso.
Não deixe de conversar com o veterinário, ele é a pessoa mais capacitada para tirar todas as suas dúvidas e garantir uma vida plena e feliz para seus filhotinhos de quatro patas.