vacinas de gatos ícone

Vacinas de Gatos

As vacinas de gatos são parte importante da chamada medicina veterinária preventiva. Elas previnem de doenças infecciosas e evitam o contágio de um animal para o outro ou para as pessoas. Com a vacinação em massa efetuada nos últimos anos a frequência de doenças graves vem diminuindo com o passar do tempo.

Para os filhotes, esse é um procedimento indispensável. Conforme os anticorpos maternos desaparecem, seu sistema imunológico frágil fica desprotegido. A vacinação se torna um cuidado essencial para evitar determinadas doenças que podem ser fatais para os bichanos como:

• Panleucopenia: doença provocada por vírus e fatal quando em filhotes, além de extremamente contagiosa. Causa febre, vômitos, perda de apetite e diarreia.
  • Rinotraqueíte: também conhecida como gripe felina é causada pelo herpesvírus felino. Causa febre, conjuntivite, perda de apetite e quando acomete filhotes pode ser fatal.
  • Calicivirose: Uma das mais graves doenças que atinge o sistema respiratório felino, muitas vezes confundida como a rinotraqueíte devidos aos diversos sintomas em comum, porém também pode causar ferimentos na boca e no focinho.
  • Clamidiose: doença causada por uma bactéria que atinge o globo ocular e também o sistema respiratório. Possui sintomas como dificuldades de respiração, febre, conjuntivite, diminuição de apetite e secreção ocular.
  • FeLV ou Leucemia Felina: contagiosa doença que atinge o sistema imunológico felino, deixando-os vulneráveis a outras doenças infecciosas e diversos problemas de saúde.
  • Raiva: doença viral que atinge todos os mamíferos e fatal na maioria dos casos. Os sintomas mais comuns são a salivação excessiva, espasmos, isolamento e desorientação. Como não há tratamento e alto índice de fatalidade, a vacinação é o melhor meio para evitar a doença.

Tipos de Vacinas de Gatos

As vacinas de gatos iniciais são as chamadas polivalentes ou múltiplas, pois previnem contra um número determinado de doenças. Elas são classificadas da seguinte forma:

• Vacina V3 (tríplice): previne panleucopenia, a calicivirose e a rinotraqueíte.
  • Vacina V4 (quádrupla): previne panleucopenia, a calicivirose, a rinotraqueíte e a clamidiose.
  • Vacina V5 (quíntupla): protege contra as doenças já citadas acima e também a leucemia felina.

Sendo filhote ou adulto, os gatos sempre devem ser vacinados. A diferença será qual o protocolo utilizado após a avaliação do veterinário, podendo ser até três aplicações iniciais para os filhotes e duas para adultos. Em geral, iniciam-se as polivalentes entre os 45 e 60 dias de vida e após os quatro meses a primeira antirrábica (contra raiva). Depois desse primeiro ciclo é essencial o reforço das aplicações anualmente, uma dose de cada vacina, garantindo assim a imunidade e repostas mais eficientes do organismo em caso de doença ou infecção.

A avaliação do veterinário é muito importante na recomendação dos tipos e períodos corretos para vacinação de seu felino, evitando que o mesmo fique em situação vulnerável. Na Clínica Galescão trabalhamos com vacinas importadas polivalentes, antirrábica e leishmânia, além de oferecemos suporte pós-vacinal.

Cardiologia
Dermatologia