vacinas de cães ícone

As vacinas de cães fazem parte de uma estratégia de tratamento essencial que é realizado no primeiro ano de vida do animal, principalmente para que o cão cresça saudável e bonito. Essas vacinas os protegem contra doenças graves, contagiosas, muitas vezes de difícil tratamento e, em sua maioria, fatais para filhotes e adultos.

Algumas delas, como a raiva e a leptospirose, são as chamadas zoonoses. Estas doenças são comuns a seres humanos e aos animais, isto é, aquelas que podem ser transmitidas de forma direta ou indireta, tanto do ser humano para o animal como do animal para o ser humano.

A principal papel das vacinas de cães é auxiliar o organismo a fabricar defesas (anticorpos) para o animal contra determinadas doenças de forma segura. Ele mesmo poderia estabelecer essas defesas, mas algumas doenças agem de forma tão debilitante que o animal pode vir a óbito antes do sistema imunológico se restabelecer.

Principais doenças caninas:

• Adenovirose: doença viral que atinge o sistema respiratório e pode evoluir rapidamente para quadros mais graves.
  • Parvovirose: doença que atinge o sistema gastrointestinal, principalmente em filhotes, idosos e cães com imunidade vulnerável. Provoca diarreia com sangue, vômito e apatia.
  • Cinomose: doença viral extremamente contagiosa que ataca o sistema nervoso com alta taxa de mortalidade e sequelas, principalmente em filhotes cachorros idosos. Pode apresentar diversos sintomas como pneumonia, dor abdominal e convulsões.
  • Parainfluenza canina: doença respiratória caracterizada por tosses graves, secreções febre e conjuntivite. Comum no inverno, pode evoluir para doenças mais graves.
  • Hepatite infecciosa canina: doença que ataca as células do fígado, podendo evoluir rapidamente, levando a morte. Apresenta diversos tipos de sintomas como febre, diarreia, vômito e sangramentos.
  • Leptospirose: doença provocada por tipos diferentes da bactéria Leptospira, de difícil diagnóstico, e lesiona órgãos diversos principalmente fígado e rins. Os sintomas mais comuns são prostração, febre, vômito e icterícia (coloração amarelada das mucosas e do branco do olho devido as lesões no fígado).
  • Coronavirose: também chamado de coronavírus entérico, seu contágio se dá por água ou alimento contaminado. Infecta as células estomacais causando vômitos, perda de apetite e sangue nas fezes, podendo levar a óbito.

Principais vacinas de cães: vacinas V8 e V10

As chamadas vacinas múltiplas ou polivalentes são a primeira linha de defesa das vacinas de cães, com o intuito de protegê-los das diversas doenças virais e bacterianas e preparar seu sistema imunológico. São conhecidas como vacina V8, que imuniza o animal contra cinomose, hepatite infecciosa canina, parainfluenza, parvovirose, coronavirose e dois tipos de leptospirose. Já a vacina V10 além de evitar as doenças citadas, previne contra outros dois tipos de leptospirose.

É importante frisar que somente depois do primeiro ciclo das vacinas polivalentes o cachorro estará realmente protegido contra todas essas enfermidades. É recomendado inclusive não passear e evitar contato com outros animais nesse período. O protocolo mais comum é a aplicação aos 2, 3 e 4 meses de vida e para vacina antirrábica, em geral, após os 4 meses. Anualmente deve-se aplicar o reforço da dose para manter o sistema imune protegido.

Outras vacinas importantes

Além das polivalentes existem outras vacinas que também são importantes para o bem-estar dos caninos:

• Raiva: doença fatal na maioria dos casos e pode ser transmitida para o ser humano. Os sintomas mais comuns são a salivação excessiva e alteração comportamental. A vacina antirrábica é o meio mais efetivo de preveni-la e o motivo de estar quase erradicada no Brasil.
  • Gripe Canina: doença contagiosa muito comum no inverno. É indicada principalmente para cães que convivem com vários outros cachorros.
  • Giárdia: doença parasitária que atinge cães e diversos outros animais. Os principais sintomas são a diarréia, pastosa e de cheiro forte, dores abdominais, além de vômito e flatulências.
  • Leishmaniose: doença transmitida pelo mosquito palha, atinge o sistema imunológico e outros órgãos, debilitando o organismo do hospedeiro até o possível óbito.

Motivos para vacinar seu cão

A vacinação, em todos os casos, é um método mais eficiente e acessível que o tratamento das doenças citadas. O fato de seu cachorro estar saudável não é sinal que ele não possa adoecer e por esse motivo a prevenção é muito mais segura. Ela ajudará seu pet a se manter saudável.

Lembramos que a clínica veterinária também é um local para prevenir doenças. Por isso é recomendada a avaliação mensal do veterinário, principalmente nos quatro primeiros meses de vida. Nos casos especiais como doação e resgate, o ideal é levar o animal ao veterinário assim que é pego para se fazer uma avaliação e receber as orientações necessárias.

Cardiologia
Dermatologia