Como todos nós sabemos, os gatos se lambem o tempo todo, pois são animais extremamente limpos, certo? E acreditem isso é muito bom!
O famoso ”banho de gato” indica que o animal está ativo e saudável, pois está se limpando para manter os pelos limpos e em bom estado, utilizando para isso a sua língua especial que conta com pequenas espinhas.
Porém ao se lamber eles acabam ingerindo os pelos, formando a Bola de Pelo, com o tempo, tendem a expelir esses pelos através das fezes ou do vômito.
O ideal é que todo o pelo ingerido seja eliminado gradualmente pelas fezes, porém não existe motivo para preocupação caso seu filhotinho vomite a Bola de Pelo, isso acontece como mecanismo de defesa do animal e é considerado normal, é um vômito com pequeno conteúdo e com formato de charuto.
Ocorre com intervalos longos, de um a dois meses, e não deve alterar o comportamento e apetite do animal.
Nos felinos de pelo longo ou nas estações em que ocorre a troca de pelo – Primavera e Outono – eles podem eliminar até uma bola de pelo via oral por semana.
O tutor precisa, entretanto, ficar atento ao comportamento do gato, pois em alguns casos as bolas se formam, mas não conseguem ser eliminadas pelas fezes e podem ficar presas no intestino!
Sintomas de Bola de Pelo presa
- Prisão de ventre
- Vômitos frequentes
- Regurgitações
- Falta de apetite
- Fraqueza e apatia
Ao notar qualquer um desses sinais, leve imediatamente seu filhotinho ao veterinário para um exame físico e diagnóstico.
Como ajudar nossos bichanos a evitar as bolas de pelo?
- Escovação – Torne a escovação um momento de carinho para seu pet, assim vcs tem um momento juntinhos e você ajuda muito na remoção dos pelos!
- Exercícios – Assim como nós, humanos, nossos pequenos também precisam de atividades físicas para ajudar no funcionamento do intestino!
- Alimentação e Hidratação – Fornecer ração de qualidade, garantindo o bom funcionamento do intestino e água sempre fresca e limpa.
- Existem produtos específicos no mercado para ajudar seu bigodudo na eliminação desses pelos.
Converse com seu veterinário e veja a melhor opção!