Escovar os dentes do seu pet? Evite a doença periodontal

A primeira pergunta é: Você escova os dentes do seu pet todos os dias? Sim? Parabéns, pois está cuidando da saúde do pequenino e ajudando a evitar a Doença Periodontal.

Não? Então esse texto é para você!

Assim como em nossos dentes, a placa bacteriana se forma nos dentes dos nossos pets e somente com a escovação diária ela pode ser removida. E esse cuidado deve ser iniciado com eles ainda filhotes, assim que a troca dos dentes de leite começar!

COMO INICIAR A ESCOVAÇÃO?

Muitas vezes os pets (principalmente os nossos filhotes felinos) não aceitam muito bem a escovação, por esse motivo é importante ter paciência e iniciar acostumando o pet com a manipulação na boquinha, passando o dedo bem devagar como se estivesse fazendo um carinho, para ele ir se acostumando, ok?

Após a massagem, dê um prêmio pelo bom comportamento! Pode ser uma brincadeira que ele goste, um biscoitinho especial, um passeio, enfim é importante que ele veja esse momento da manipulação como algo positivo!

Uma boa forma de iniciar a limpeza oral é enrolar uma gaze no seu dedo e fazer a massagem nos dentes e gengivas, mas sempre com calma e sem repreensão! A partir daí, podemos começar a utilizar a escova de dentes e a pasta – sempre específicas para pets!

Esses são cuidados necessários para manter a saúde do seu pet, pois a Doença Periodontal atinge 95% dos cães e gatos com mais de cinco anos

A DOENÇA PERIODONTAL

Como falamos, os pets com mais idade são mais propícios a desenvolver a doença periodontal, porém pode sim acometer os mais jovens e por esse motivo devemos manter a higiene e ficarmos atentos!

A halitose (mau hálito) é o sintoma que mais chama a atenção dos tutores, e os levam até a consulta com o veterinário, mas também podem ocorrer sangramentos, diminuição do apetite, prostração, salivação e inchaços.

É importante procurar o veterinário ao primeiro sinal de alerta, pois as bactérias presentes na boca do animal podem migrar para a corrente sanguínea e atingir órgão como coração, rins, fígado e as articulações do pet, diminuindo a sua expectativa de vida. Lembrando que o médico veterinário é o único profissional capaz de definir a necessidade do tratamento periodontal, procedimento cirúrgico que visa limpeza e/ou extração de dentes. 

Enfim, assim como nos humanos, a saúde bucal é importantíssima para a qualidade de vida dos nossos pequeninos!

Ficou com alguma dúvida? Quer saber mais sobre algum assunto? É só nos escrever!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *